Depressão: Abaixamento do Nível Mental

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si, instalando-se um quadro de diminuição global de todas as funções psíquicas com consequente abaixamento do nível mental, que é um estado que promove um esvaziamento da consciência. É como se um espaço que estivesse regularmente ocupado, se esvaziasse em consequência de alterações emocionais.

Nesse momento, o que era consciente, flui para o inconsciente, e conteúdos inconscientes passam a fazer parte do espaço da consciência.

Quando não acompanhada de sintomas psicóticos e presumivelmente de causa psicogênica, usa-se, de preferência, a fundamentação analítica (Freud, Jung ou Adler).

O tratamento biológico (medicamentoso) pode eventualmente ser instituído como ferramenta auxiliar em determinada fase do processo terapêutico.

Se você se identificou com esse post e gostaria de marcar uma consulta para conversar sobre o problema, acesse a página CONTATOS e envie uma mensagem.